Home > Notícias e Destaques > CEI Nossa Senhora Mãe de Deus > As africanidades nas atividades em novembro

21/11/2023

As africanidades nas atividades em novembro

Riquezas africanas

Em novembro, mês em que se comemora o Dia da Consciência Negra (20), o tema

Africanidades foi integrado às atividades pedagógicas do Minigrupo II B, da professora Daniele Menoncello, do CEI Nossa Senhora Mãe de Deus. Desde o dia 08, as crianças vêm aprendendo um pouco mais sobre a cultura Africana.

Para isso estão confeccionando quadros, trabalhando a autoimagem da Educação Infantil para além dos estereótipos dos cabelos e práticas limitantes. É necessário que os pequenos sejam capazes de se verem e se apreciarem em sua diversidade.

Esse aprendizado só é efetivo quando inserido em um contexto histórico referente ao que tudo isso representa. E para essa contextualização a unidade tem proporcionado propostas com temas que abranjam de forma ampla as tratativas, saindo do abstrato para o concreto, levando os pequenos à compreensão da historicidade de uma cultura tão rica, por meio da arte, da culinária, da vestimenta e de outras possibilidades.

Dessa forma é possível reconhecer a importância do povo africano na formação da cultura e da identidade brasileira. As cores vibrantes chamaram a atenção durante as pesquisas e foram reproduzidas em suas pinturas.

Com o recurso de elementos artísticos e conhecimentos históricos, as crianças seguem aprendendo conceitos de diversidade e empatia que são aprendizados-chave na formação de pessoas que adiante se tornarão cidadãos conscientes de seus direitos e deveres e, acima de tudo, capazes de compreender a nossa amplitude social.

Compartilhe:  

Mais OANSO

Seja um Voluntário

Gostaria de ser voluntário na OANSO? Entre em contato conosco e informe como quer contribuir, suas principais habilidades e quantas horas semanais ou mensais você pode disponibilizar.

Obra Assistencial Nossa Senhora do Ó

Fundada em 1943 através de uma parceria entre a comunidade local e a Paróquia Nossa Senhora do Ó, a entidade filantrópica OANSO foi criada com o objetivo de fortalecer a imagem da Freguesia do Ó.