Home > Notícias e Destaques > CEI Nossa Senhora Mãe de Deus > As conversas estimulam o conhecimento do mundo
Os diálogos afetivos que acolhem
Em 10/08/23, as professoras Gilmaria Almeida Martins e Lucinéia Faustino de Carvalho, do Berçário I, do CEI Nossa Senhora Mãe de Deus, realizaram a proposta Os diálogos afetivos que acolhem e usaram fantoches como recurso para promover interações afetivas e dialogar com os bebês que, atentos, observaram cada detalhe, não apenas dos fantoches, mas ficaram vidrados com as vozes das professoras e suas narrativas cheias de ênfase. Os momentos de interação contribuem para que os vínculos se tornem mais sólidos e o ambiente seja de segurança. Como resultado, nossos bebês se sentem tranquilos e acolhidos em suas necessidades da infância.
Nessa atividade os bebês são incentivados a aguçar seus sentidos por meio das percepções, explorando o tato e a sensibilidade do corpo, descobrindo os movimentos que são capazes de realizar e desenvolvendo sua atenção. Com esses estímulos eles constroem seu conhecimento de mundo que nessa fase é baseada nas descobertas do que o próprio corpo é capaz de realizar.
Assim como os estímulos sensoriais, as conversas têm a importância de validar o afetivo e estimular as percepções de ambiente nos pequenos. Os bebês buscam a segurança que precisam por meio do olhar de validação afetiva e das interações com os adultos-referência, que proporcionam o acalento da certeza de que são compreendidos.
Dessa forma, as conversas estão além do que a criança pode compreender com a linguagem, mas se baseiam nos momentos em que se sentem ouvidos, compreendidos e acolhidos.
Gostaria de ser voluntário na OANSO? Entre em contato conosco e informe como quer contribuir, suas principais habilidades e quantas horas semanais ou mensais você pode disponibilizar.
Fundada em 1943 através de uma parceria entre a comunidade local e a Paróquia Nossa Senhora do Ó, a entidade filantrópica OANSO foi criada com o objetivo de fortalecer a imagem da Freguesia do Ó.