Home > Notícias e Destaques > CEI Nossa Senhora Mãe de Deus > Alimentação como representatividade social
Montando o prato
No mês de abril, as crianças do Minigrupo II A, da professora Vanessa Soares, do CEI Nossa Senhora Mãe de Deus, começou a trabalhar o projeto do Autosserviço, proposta em parceria com a Coordenadoria de Alimentação Escolar, que consiste em proporcionar aos pequenos a possibilidade de montar seu próprio prato.
A unidade tem trabalhado a alimentação para além dos conceitos de nutrição, mas também como forma social, uma maneira de ser e estar no mundo, visto que os alimentos e o ato de se alimentar são um fator cultural que vai à mesa - do preparo ao consumo.
O ato de se nutrir reproduz cultura e promove momentos de aprendizagem, portanto, é necessário mostrar aos pequenos que a alimentação é mais um dos momentos prazerosos do cotidiano, oferecendo aprendizado e socialização.
Ao montar seu próprio prato, a criança se torna mais propensa a aceitar experimentar o que está à mesa, além de desenvolver noções de quantidade, evitando desperdício. Dessa maneira, ela aprimora as percepções que tem de si mesma.
A alimentação como fator social para as crianças engloba o desenvolvimento de diversas habilidades cognitivas, sociais e emocionais. Do ato de se servir ao momento de escolher onde e com quem querem se sentar, elas transformam um momento simples do cotidiano em algo a mais. Para isso, as equipes do CEI têm usado de conhecimento pedagógico para definir estratégias pedagógicas, com olhar atento e sensível ao que cada criança necessita.
Gostaria de ser voluntário na OANSO? Entre em contato conosco e informe como quer contribuir, suas principais habilidades e quantas horas semanais ou mensais você pode disponibilizar.
Fundada em 1943 através de uma parceria entre a comunidade local e a Paróquia Nossa Senhora do Ó, a entidade filantrópica OANSO foi criada com o objetivo de fortalecer a imagem da Freguesia do Ó.