Home > Notícias e Destaques > CEI Nossa Senhora Mãe de Deus > Brincadeira sensorial com materialidades
Farinha e muito mais
No dia 03/04/25, a professora Gabriela Cardoso, do Berçário I A, proporcionou para os bebês da unidade uma vivência de amplas possibilidades de sensorialidade e experimentação. Na área externa, a professora utilizou de recursos como farinha, peneiras e formas de alumínio para que os pequenos pudessem explorar as sensações ao toque seco da farinha e testar possibilidades com os artefatos estrategicamente posicionados.
Quando chegaram ao espaço, o primeiro encanto foi com a farinha. Prontamente se colocaram a passar as mãos e espalhar como quem estava gostando da sensação que ela causava. O Matteo com passou sua mão aberta na farinha e, ao se espalhar com seu toque, ele repetiu o gesto gostando do feito. João, a princípio contido, preferiu iniciar sua exploração com a pontinha do dedo indicador e adiante, mais entrosado com o momento e com as materialidades, descobriu as formas de alumíni. Com uma em cada mão colocou-se a criar sonoridade. Ravi preferiu tomar seus parâmetros iniciais da vivência, observando atentamente o que estava disposto e como seus colegas interagiam com as materialidades. Depois se colocou a experimentar o momento também.
Essa proposta faz parte do projeto Texturas e sensações, que tem em sua intencionalidade principal estimular os bebês a descobrir as potencialidades do seu corpo, iniciando pelas descobertas das sensações que eles podem sentir ao toque de variados elementos.
No decorrer do projeto serão ofertadas sensações variadas, como macio, rígido, morno, frio, cheiros e semelhantes, ou seja, tudo que seja necessário para que os pequenos formem aos poucos suas concepções e realizem suas descobertas.
Gostaria de ser voluntário na OANSO? Entre em contato conosco e informe como quer contribuir, suas principais habilidades e quantas horas semanais ou mensais você pode disponibilizar.
Fundada em 1943 através de uma parceria entre a comunidade local e a Paróquia Nossa Senhora do Ó, a entidade filantrópica OANSO foi criada com o objetivo de fortalecer a imagem da Freguesia do Ó.