Home > Notícias e Destaques > CEI Nossa Senhora Mãe de Deus > Cultura indígena: respeito à diversidade
Cultura indígena
No dia 20/06/24, o agrupamento Berçário II A/B, das professoras Andréia Máximo e Beatriz Ferraresso, ofertaram um momento de literatura e contextos indígenas para as crianças em nossa área externa.
Com o recurso de um cesto com materiais da cultura indígena, como livros, adereços e artefatos, as educadoras prepararam um espaço convidativo, de forma a cativar a atenção dos pequenos. Conforme o Currículo da Cidade – Educação Infantil, (...) é preciso “ofertar às crianças representações gráficas, literárias, científicas e artísticas que contemplem essa diversidade (...)”. Pensando nisso, nossa unidade tem buscado trabalhar de maneira contextualizada para agregar sentido e compreensão, com temáticas de tratativas atuais e de importância para o desenvolvimento humano e social.
Temas como esse garantem que nossas crianças absorvam percepções amplas sobre nossa cultura. Apesar de pequenos, e o assunto ser de relevância, na primeira infância as crianças criam e desenvolvem senso de empatia, que é uma capacidade fundamental na socialização e no convívio em grupo. Assim, eles desenvolvem habilidades de compreender o outro com carinho e afeto.
De forma lúdica, a unidade tem trabalhado durante esse primeiro semestre aspectos de suma importância para a constituição de uma comunidade diversa, empática e de equidade e em sintonia com os pilares-base da Educação Infantil paulistana.
Gostaria de ser voluntário na OANSO? Entre em contato conosco e informe como quer contribuir, suas principais habilidades e quantas horas semanais ou mensais você pode disponibilizar.
Fundada em 1943 através de uma parceria entre a comunidade local e a Paróquia Nossa Senhora do Ó, a entidade filantrópica OANSO foi criada com o objetivo de fortalecer a imagem da Freguesia do Ó.