Home > Notícias e Destaques > CEI Nossa Senhora Mãe de Deus > Dando asas à imaginação e aprendendo
Cantinhos e contextos
No dia 05/02/25 as crianças e seus familiares foram recebidos no CEI Nossa Senhora Mãe de Deus para o novo ano letivo, cuja proposta central da unidade é deixar ainda mais evidente as práticas pedagógicas que enfatizam as crianças como protagonistas de suas descobertas e infância.
Dessa forma, seguindo as diretrizes curriculares da Secretaria Municipal de Educação, foram organizados diversos contextos para as crianças brincarem, proposta denominada como Cantinhos e Contextos. Nas salas de referência, as educadoras criaram cantinhos e contextos variados para que as crianças pudessem brincar de forma livre e explorar cada materialidade ofertada conforme seu desejo, curiosidade e interesse.
A professora Daniele Menoncello, do Minigrupo II A, recriou no espaço da sua turma um contexto ambulatorial, oferecendo cantinhos variados nesse espaço de referência do agrupamento. Ela organizou o cantinho da recepção, uma sala de espera e um consultório médico e, com a intencionalidade de tornar o faz de conta ainda mais real, dispôs de elementos como seringas, toucas, algodão, copinhos de medicamento e outros recursos deram ênfase à inventividade dos enredos das brincadeiras.
Dentre diálogos nas brincadeiras do dia, Mariah M. enfaixou sua perna fazendo de conta estar machucada, ao que sua colega Helena Y. prontamente reagiu ao pegar um bloquinho e lápis de cor para prescrever uma receita médica.
E assim, brincando, por meio do simbólico das ações, diálogos, reflexões, negociações de papéis representados e interesses, as crianças entraram em contato com o conhecimento da infância, que é a capacidade de mediar seus interesses, ser capaz de intervir nas decisões que lhe dizem respeito e compreender valores sociais e afetivos.
Gostaria de ser voluntário na OANSO? Entre em contato conosco e informe como quer contribuir, suas principais habilidades e quantas horas semanais ou mensais você pode disponibilizar.
Fundada em 1943 através de uma parceria entre a comunidade local e a Paróquia Nossa Senhora do Ó, a entidade filantrópica OANSO foi criada com o objetivo de fortalecer a imagem da Freguesia do Ó.